O que é SPED Fiscal?
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) – EFD-ICMS/IPI é parte integrante do projeto Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) a que se refere o Decreto nº 6.022/2007, que busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e, futuramente, municipais, e dos Órgãos de Controle mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações fiscais digitais, bem como integrar todo o processo relativo à escrituração fiscal, com a substituição de todo documentário em meio físico (papel) por documento eletrônico com validade jurídica para todos os fins.
Além da EFD-ICMS/IPI, fazem parte do Projeto Sped a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a EFD-Contribuições, a Escrituração Contábil Digital (ECD), entre outros.
Fonte: https://www.valor.srv.br/guias/efd-icms-ipi.php
Se deseja saber tudo sobre SPED Fiscal, acesse o link acima.
Função do SPED Fiscal no ManagerPlus
Muitas empresas são obrigadas a entregar o SPED Fiscal, e isso demanda muito trabalho. Parte desse trabalho, já é efetuado pela própria empresa quando está efetuando a entrada de mercadoria e a saída delas. Então o ManagerPlus gera o arquivo do SPED Fiscal, o que contribui no tempo de lançamento que a sua contabilidade disponibiliza, facilitando assim a sua conferência e entrega da obrigação.
Informações geradas no arquivo do SPED Fiscal pelo ManagerPlus
Apenas os blocos de escrituração são gerados, e apenas alguns registros, que são facilmente obtidos através dos cadastros, notas de entrada e saída.
Os blocos gerados são:
Bloco | Descrição |
---|---|
0 | Abertura, Identificação e Referências |
C | Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI) |
H | Inventário Físico |
K | Controle da Produção e do Estoque |
9 | Controle e Encerramento do Arquivo Digital |
Próximo passo dado pela sua contabilidade
Em posse do arquivo gerado, o profissional responsável pela escrituração e apuração dos dados, importará as informações para o sistema utilizado pela contabilidade.
Depois disso, incluirá mais informações necessárias para a correta apuração e geração do arquivo completo.
Por fim, será gerado o arquivo contendo todas as informações solicitadas pelo SPED Fiscal, e enviadas através de aplicativo fornecido pela Receita Federal do Brasil.
Para mais informações do SPED Fiscal no site da Receita Federal do Brasil, clique aqui.
Gerando SPED Fiscal no ManagerPlus
O assunto acima, é bom complexo, mas a geração do arquivo, não tem complexidade nenhuma.
No menu Utilitários, clique em Gerar SPED.
- Selecione o período da apuração.
- Geralmente o período sempre será do mês anterior ao que está sendo gerado.
- Se deseja gerar o bloco H, que trata do inventário físico. Marque a opção e escolha em qual data o inventário deve ser gerado.
- O estoque escriturado, será com base na data escolhida.
- Geralmente o inventário físico, somente é informado no período de apuração de janeiro do ano atual, com data do inventário de 31/12 do ano anterior. Mas isso tem variação, dependendo do tipo de empresa
- O caminho padrão que o arquivo será salvo, é nos documentos do usuário atual, mas pode ser alterado.
- Por fim, basta clicar em gerar, e terá o arquivo do SPED Fiscal para enviar a sua contabilidade.
- Tenha curiosidade e abra o arquivo.